[ Religião e Espiritualidade ] Pergunta aberta : Vaticano concede "indulgência" para quem acompanhar a Jornada do papa,isso é serio?

,
A decisão do Vaticano em conceder indulgências para que acompanhar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) foi motivo de críticas em um texto postado no blog do bispo Edir Macedo tendo a jornalista Vanessa Lampert como autora.Ao falar que os participantes, até mesmo os que acompanharem pela internet, terão seus pecados perdoados o Vaticano, representado pelo papa Francisco, estaria enganando os fiéis segundo a visão da autora do texto.Lampert critica a tradição católica sobre a punição dos pecados, dizendo que a visão do purgatório não tem base bíblica e afirma que este tipo de ensinamento mostra um atalho para o céu.A jornalista entende que a ideia do Vaticano é oferecer indulgências em troca da popularização do evento, quanto mais pessoas assistirem, melhor será para a JMJ. “Trocando tickets rápidos para salvação por participação online na Jornada, a igreja católica garante que o evento terá o sucesso que a propaganda na mídia promete.”Em outro ponto do texto Lampert questiona o direito que a Igreja Católica teria em liberar perdão para quem cometer qualquer injustiça. “Como um homem ou uma instituição pode me dar o direito de cometer a injustiça que eu quiser cometer e me liberar das consequências por acompanhar um evento? Talvez por isso os padres pedófilos não costumam ser punidos pela igreja (apenas transferidos para outras paróquias, onde podem fazer novas vítimas)”, critica.O texto compartilhado pelo fundador da Igreja Universal do Reino de Deus afirma que “igreja nenhuma tem poder para perdoar pecados ou mesmo para negociar um lugarzinho no céu” e defende que tal prática não é realizada na IURD.“Estou na Universal há treze anos e nunca vi ninguém comercializar a salvação ou o perdão de pecados, pelo contrário, sempre ficou claro que a salvação depende única e exclusivamente da entrega total ao Senhor Jesus, já que Ele é o único capaz de perdoar pecados”.O dinheiro público gasto com o evento também é citado no artigo que tenta defender o Estado laico. “Permitir que seja tirado dinheiro dos cofres públicos de um país com tantos problemas quanto o Brasil é atender à justiça? É defender o direito do órfão? É pleitear a causa das viúvas? Um dos pré-requisitos para se obter a tal indulgência é rezar determinadas “preces” pelo papa…e eu me pergunto: se o papa realmente tivesse poder para perdoar os meus pecados, por que precisaria de minhas orações?”

View the original article here

 

Perguntas e Respostas Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates